Despertar o prazer em conhecer. A série Ciência para Poetas, uma realização da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, tem por objetivo principal levar a um público diverso em linguagem não especializada, discussões sobre as mais diversas áreas do conhecimento de forma dinâmica e inovadora. A série nasce da vontade de unir o saber acadêmico produzido ao cotidiano das pessoas, apresentando o saber e o fazer científico como heranças culturais da humanidade.
»Critérios para apresentação de projetos

Grupos de docentes e pesquisadores da UFRJ e outras instituições interessadas podem apresentar projetos para participar da série Ciência para Poetas.

O formato consiste em ciclos de palestras de difusão científica para pessoas que não possuem necessariamente formação específica em algum ramo científico, mas que têm uma boa dose de curiosidade sobre ciências. As apresentações, que apostam em uma nova forma de falar de ciência, possuem caráter multimídia, utilizando-se de projeções, sons, experimentos e toques de arte e poesia, dentre outros recursos. As palestras acontecem sempre às terças-feiras, no horário de 18:30.

O público que se pretende atingir varia entre estudantes das mais diversas áreas, professores de diferentes níveis de ensino, profissionais liberais, cientistas, artistas e outras pessoas com qualificações variadas interessadas em ciência.

A série é também evidentemente interdisciplinar, uma vez que busca a interação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, abre espaço para que professores universitários, estudiosos e pesquisadores apresentem os resultados de seus trabalhos e estudos para o grande público. Para isso, torna-se necessário que se adequem o conteúdo, a linguagem e a forma de apresentação.

É importante ressaltar que Ciência para Poetas pretende dar destaque à inserção da ciência na cultura e no contexto sócio-econômico em que surge. A produção da ciência é um processo que se integra às artes, à literatura, às visões de mundo , etc e como tal se deve procurar retratá-la.

Para apresentação de projetos, as equipes interessadas devem entrar
em contato com a Coordenação do Projeto através do endereço eletrônico cienciaparapoetas@casadaciência.ufrj.br



ORIENTAÇÃO PARA COORDENADORES


ORIENTAÇÃO PARA PALESTRANTES