No período de 1 a 6 de agosto de 1999, o Seminário reuniu profissionais da área com o objetivo de analisar e debater modelos e estratégias de implantação de Centros e Museus de Ciência.

Abaixo estão relacionados os textos referentes às palestras apresentadas.

Artigo
Paper
Autores
Authors
Sinopse
Abstract
Arquivos Compactados
Zipped Files
Tendências Pedagógicas das Exposições de um Museu de Ciência

Sibele Cazelli
Glória Queiroz
Fátima Alves
Douglas Falcão
Maria Esther Valente
Guaracira Gouvêa
Dominique Colinvaux

Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast

Universidade Federal Fluminense - UFF

O presente trabalho tem como objetivo esboçar uma pedagogia museal. Para isso, na primeira parte, apresenta-se um panorama das principais tendências pedagógicas da educação e como elas se expressam na educação em ciências. No momento seguinte, discute-se o desenrolar da perspectiva educativa ao longo da história dos museus de ciência e identificam-se características das tendências da educação presentes nas exposições - meios peculiares de comunicação desses espaços. Em seguida, procura-se articular como tais tendências pedagógicas estão presentes nas exposições do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, a partir da análise de suas concepções, como forma de delinear dimensões de uma pedagogia específica para instituições desta natureza Português/
Portuguese
Interactive exhibits: what are visitors really doing? Susan M. Stocklmayer

The National Centre for the Public Awareness of Science

The Australian National University

Research in science centres has tended to focus on the outcomes of interaction with exhibits as measured against the intent of the designer and the scientific principles underlying the exhibit.  Inevitably, this has produced a gloomy picture of what people ‘learn’ at a science centre, which has led to criticism of such centres as places of entertainment only.  This report summarises a different approach to investigation of adult visitors’ perceptions and concludes that the visits do enhance the public’s awareness of science. Inglês/
English
Formação de Recursos Humanos Vários Os participantes debateram inicialmente a situação atual das suas próprias instituições visando a um diagnóstico da situação atual dos recursos humanos dos centros e museus de ciência no país. A análise destas situações particulares e diversas levou a conclusão de que as dificuldades relativas a formação de recursos humanos são comuns a todas as instituições. Português/
Portuguese
Recursos Financeiros: Os Oito Passos para uma Captação Eficiente de Recursos Freda Nicholson Os museus de ciência dependem da sua missão para explicar o que a organização é, o que faz e o que deseja fazer ou ser. A missão declarada é normalmente escolhida pelo corpo diretor da organização que é geralmente composto por seus diretores e pelos membros mais qualificados da sua equipe. A missão declarada pode ser extremamente valiosa para a organização. Ela molda, forma e dirige o propósito de sua existência.   Entretanto, mesmo a missão mais poderosa e maravilhosa assim como as metas dela derivadas somente serão realizadas se houverem recursos financeiros disponíveis para que a organização desempenhe a missão proposta. Português/
Portuguese