Publicações da Casa da Ciência

As edições abaixo, algumas publicadas em parceria com outros setores da UFRJ, fazem parte de um projeto que visa a contribuir para ampliar a popularização da ciência e aprofundar reflexões sobre o assunto. Estas publicações estão disponíveis para consulta.



Série Terra Incógnita

Editada pela Casa da Ciência, a série Terra Incógnita pretende refletir sobre o significado atual da divulgação científica, explorando novos temas e enfoques.
Já foram lançados quatro volumes da série, outros estão a caminho.


Centros e Museus de Ciência do Brasil

Editado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Casa da Ciência e Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil faz um passeio pelos mais diferentes espaços de popularização da ciência. Já foram lançadas duas versões do guia, em 2005 , 2009 e 2015


Implantação de Centros e Museus de Ciência

No período de 1 a 6 de agosto de 1999, o Seminário Internacional de Implantação de Centros e Museus de Ciência reuniu profissionais da área com o objetivo de analisar e debater modelos e estratégias de implantação de Centros e Museus de Ciência. Neste livro estão relacionados os textos referentes às palestras apresentadas. Para adquirí-lo gratuitamente faça uma solicitação à Casa da Ciência


Catálogo de Centros de Divulgação Científica

Este catálogo teve sua última edição publicada em 1999 e reúne dados de instituições nacionais e estrangeiras, principalmente da América Latina. Está dividido em duas partes, uma para instituições brasileiras e outra para instituições estrangeiras. Na parte brasileira do catálogo, as Instituições de Divulgação Científica estão agrupadas de acordo com sua região de origem.

Educação em Bytes

Objetivando democratizar o uso da informática na educação, a Casa da Ciência realizou, em dezembro de 1995 e em agosto de 1996 Educação em Bytes - Mostra de Softwares Educacionais.

Este livro apresenta o resumo das palestras realizadas durante as edições 95 e 96 do evento. Com sua leitura é possível depreender alguns dos acontecimentos e discussões sobre o uso do informática na educação e delinear possíveis caminhos explorados nesta área.