Livros

Antologia de la divulgación de la ciencia em México

Antologia de la divulgación de la ciencia em México

Organizado por Juan Tonda, Ana María Sánchez e Nemesio Chávez, este livro faz parte da Coleção Divulgação para Divulgadores, editada pela Direção Geral de Divulgação da Ciência da UNAM – Universidade Nacional Autônoma do México. Esta publicação, que reúne algumas experiências e reflexões sobre divulgação cientifica no México, é um importante material de consulta para os divulgadores em formação e os cronistas e analistas desta atividade em constante evolução.


Brincando com a ciência Brincando com a ciência
O livro contém 53 módulos interativos agrupados de acordo com o conteúdo científico e com o formato de fichário. Possui descrição detalhada de montagem, materiais necessários e possibilidades de uso.

Autor: Ronaldo de Almeida e Douglas Falcão.
Editora: MAST / CNPq, 1996
Ciência & criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil Ciência & criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil
A publicação do Museu da Vida conta com 14 artigos, de autores nacionais e estrangeiros, que abordam o assunto de perspectivas diversas: desde dicas de como comunicar assuntos complexos da ciência para crianças e jovens, o que fazer e o que não fazer, até reflexões sobre sua percepção de ciências, dos cientistas e de fenômenos científicos.
O livro é resultado do evento homônimo realizado de 24 a 27 de setembro de 2007, na Fiocruz.

Clique aqui para acessar a versão em PDF.

Ciência e quadrinhos Ciência e quadrinhos
As histórias em quadrinhos passaram a ter laços estreitos com a ciência com o surgimento de Buck Rogers, em 1929. Se, num primeiro momento, os roteiristas de história em quadrinhos de ficção científica se limitaram a beber na fonte da ciência, divulgando suas teorias ou tentando antecipar suas descobertas tecnológicas, eles passaram posteriormente a buscar a reflexão sobre o engajamento e a utilização política da ciência.

Autor: Gian Danton
Editora Marca de Fantasia, 2005


Coleção Imortais da ciência

Coleção Imortais da ciência

O físico e divulgador científico Marcelo Gleiser coordena a Coleção, cujos autores são, na grande maioria, cientistas brasileiros de renome. Esses cientistas-escritores narram para o grande público, em linguagem atraente, a história, o pensamento e as descobertas dos grandes pioneiros do pensamento científico, de seus primórdios aos dias atuais.

Clique aqui para saber mais sobre a Coleção: http://www.odysseus.com.br/f_catalogo.htm


Cordel e ciência: a ciência em versos populares

Cordel e ciência: a ciência em versos populares

Uma coletânea de 22 folhetos escritos por cinco nordestinos, que elegeram como mote questões e fatos relacionados à ciência.

Orgs.
Ildeu de Castro Moreira
Luisa Massarani
Carla Almeida
Editora Vieira & Lent, Rio de Janeiro, 2005


Do Laboratório à Sociedade - Resultados de Projetos Temáticos em São Paulo

Do laboratório à sociedade - Resultados de projetos temáticos em São Paulo

A publicação dá seqüência a uma iniciativa da Fapesp que tomou forma em julho de 1998, com a publicação do livro Vigor e Inovação na Pesquisa Brasileira. O que a Fundação então pretendia - e reafirma com o presente volume - era apresentar, em linguagem clara, concisa e alheia aos jargões dos especialistas, um pouco do que se pesquisa neste País, como e para que se pesquisa.
Editora Fapesp, São Paulo, 1999


Educação em museus: a mediação em foco

Educação em museus: a mediação em foco

O livro tem origem em um curso de extensão com o mesmo nome, oferecido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-formal e Divulgação em Ciência (GEENF), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A publicação está dividida em três capítulos, elaborados a partir de eixos temáticos considerados fundamentais na formação de mediadores: educação, comunicação e museus; a mediação em foco e atividades sugeridas.
Org. Martha Marandino
Editado por FEUSP, 2008
Informações: geenf@fe.usp.br


Estudo sobre centros e museus de ciências

Estudo sobre centros e museus de ciências

Este estudo, patrocinado por Vitae - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social -, configura-se como base para discussão, subsidiando reflexões sobre centros e museu de ciência, e apresenta um sistema de informações sobre determinados aspectos da realidade das instituições que podem contribuir para ações visando seu aperfeiçoamento.


Inventário - Coleção de instrumentos científicos

Inventário - Coleção de instrumentos científicos

Em comemoração ao décimo quinto aniversário do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), esta publicação traz a sua coleção de instrumentos científicos - uma das mais importantes do gênero. O inventário é a fase final do processo de tratamento de um acervo e a sua publicação permite a divulgação de informações relevantes para consulta por pesquisadores e estudiosos.

Editora Mast, Rio de Janeiro, 2000


 Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica

O livro reproduz as principais reflexões, feitas durante as Jornadas Ibero-americanas sobre a Ciência e os Meios de Comunicação de Massa, em julho de 2007, sobre o significado de se fazer jornalismo científico na América Latina.
O livro foi publicado na internet e pode ser lido gratuitamente:
http://www.scidev.net/uploads/File/pdffiles/jornalismo-cientifico.pdf


Luz e força movimentando a história Luz e força movimentando a história

Repleto de ilustrações e páginas interativas com jogos e adesivos, este livro, patrocinado pela Eletrobrás, Light e Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica), tem o objetivo de familiarizar o público infantil com o conhecimento científico e histórico por trás de atos banais como, por exemplo, acender a luz do quarto. A publicação conta a história do desenvolvimento da eletricidade, de sua descoberta até se tornar fundamental na vida de hoje, num texto acessível o suficiente para uma leitura prazerosa, e repleta de conteúdo para uso multidisciplinar. A edição é da Memória da Eletricidade, um centro de pesquisa histórica mantido pela Eletrobrás e outras empresas do setor elétrico.


Museologia - Roteiros práticos Museologia (série)

Tornar disponíveis em língua portuguesa publicações de interesse para a área de museologia, a partir de originais publicados no Reino Unido pela Museums & Galleries Commission – (Comissão de Museus e Galerias), constitui um marco em nosso país para o acesso à literatura especializada nessa área do conhecimento. Em vista da carência de publicações sobre o assunto, a Fundação Vitae espera que essa iniciativa seja o primeiro passo para que se possa ampliar esse esforço, tão necessário para a formação e atualização de profissionais.

Editora da Universidade de São Paulo (Edusp)

Museologia 1

Este número é destinado aos profissionais de museus que pretendem elaborar e implantar planos de gestão museológica visando ao equilíbrio entre os diferentes setores da instituição, à eficiência das diversas responsabilidades técnico-científicas ligadas à salvaguarda e comunicação dos acervos, e à eficácia das atividades administrativas e de marketing.

Museologia 2

Considerando a importância das exposições, o seu papel, o custo e a complexidade na realização, este guia se propõe a oferecer uma orientação prática que facilite o desenvolvimento do trabalho e desperte uma reflexão crítica acerca dessas exposições.

Museologia 3

Este número é destinado aos responsáveis por museus que desejam criar um setor educativo em suas instituições e contém sugestões e orientações para a organização de planos de trabalho e de formulação de políticas educacionais.

Museologia 4

Esta publicação examina o tema da segurança em museus, contra furtos, vandalismo e incêndio, enfatizando os objetos ali expostos e os espaços que os abrigam.


Museus de ciência e tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público

Museus de ciência e tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público

Em um mundo cada vez mais tecnologizado, o conhecimento da ciência e da tecnologia passa a ser fundamental para entender onde vivemos, e tomarmos decisões que afetam nossas vidas e de toda a sociedade. Este livro é resultado de um bem-sucedido encontro do CIMUSET. A presente publicação foi organizada com o conjunto das apresentações realizadas na sessão de mesas-redondas da reunião do CIMUSET.

Org: Maria Esther Alvarez Valente
Editora Mast, Rio de Janeiro, 2007


O desafio de ensinar ciências no século XXI

O desafio de ensinar ciências no século XXI

Este livro reúne idéias discutidas durante a 4ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, realizada na Estação Ciência, da USP, em agosto de 1999.
Orgs. Ernst W. Hamburger e Cauê Matos

Editora da Universidade de São Paulo, 2000


O livro da Experimentoteca

O livro da Experimentoteca

Este livro apresenta a Experimentoteca, um laboratório das Ciências da Natureza constituído por 72 materiais experimentais ou demonstrativos, como mapas,modelos e jogos.
Org.
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Dietrich Schiel
Editado por Vitae/Unimep/USP, 1998
Informações: www.usp.br


O museu e seus públicos - Negociação e complexidade

O museu e seus públicos - Negociação e complexidade

Esta publicação reúne os trabalhos apresentados durante o Epecodim - Encontro sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus, realizado em setembro de 2001 pelo Museu da Vida/Fiocruz e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Editado por Museu da Vida/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2001


Scientia studia: estudos de filosofia e história da ciência Scientia studia: estudos de filosofia e história da ciência

Esta publicação é dedicada aos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência, entendida na acepção ampla de ciência exata, natural e humana, e sobre o impacto da aplicação técnica e tecnológica no conjunto da cultura e da sociedade.



Turismo e museus Turismo e museus

Abordando de forma competente e criativa um tema pouquíssimo explorado, este livro traça um panorama das possíveis relações entre museus e turismo. Revela que, antes visto como local meramente contemplativo, o museu é hoje compreendido como espaço interativo, um instrumento de conhecimento e de reconhecimento de particularidades e de diferenças. Demonstra, enfim, por que o turismo está redescobrindo esse lugar de grandes novidades.

Autor: Camilo de Mello Vasconcellos
Editora Aleph, 2006