Voltar ao início
 
 
 

Cachaça Científica – A ciência destilada (08’30”)

Em um bom papo de botequim, na boêmia Lapa, a cachaça inspira cientistas, artistas e público a debaterem sobre sua história e processo de fabricação, sua presença na literatura e na música, seu aroma, gosto, efeitos no organismo e muito mais... É a ciência na dose certa.

Congresso de Extensão da UFRJ – 2007

  • Projeto Palco da Ciência (5’) – Depoimentos de professores universitários, doutores e artistas sobre a relação entre Ciência e Teatro.
  • Projeto Ciência por Aí (5’) – Mostra fragmentos de trabalhos realizados pelo Núcleo durante o ano de 2007.
  • Projeto Ciências para Poetas (5’) – Vídeo mostra as atividades do Projeto realizadas na Casa da Ciência e em algumas escolas públicas do Rio de Janeiro.

Ciência na Rua - TERRA! (20’)

Documenta os Eventos Integrados do Rio de Janeiro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2007, com depoimentos de visitantes e profissionais das instituições participantes. Legendas em inglês e espanhol.
Assista ao vídeo!

Caminhos de uma expedição (31’ 20”)

Trabalho de campo no sertão nordestino, realizado pelo professor Ismar de Souza Carvalho, com alunos do Instituto de Geociências da UFRJ. Ciência, religião e questões sociais são abordadas nesta produção.

Fósseis do Brasil - Museus (15’ 20”)

Descoberta, manutenção e exibição de fósseis encontrados no território brasileiro, nos seguintes museus: Museu de Paleontologia Vinge-Un Rosado (UFERSA, CE), Museu de Ciências Naturais e de História (Barra do Jardim, CE), Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (CE), Museu de Paleontologia de Monte Alto (SP), Museu de História Natural (Taubaté, SP) e Museu dos Dinossauros (Petrópolis, MG).
Assista ao vídeo! Parte I e Parte II

Trabalhadores da Mina Pedra Branca – Descobrindo fósseis (14’ 58”)

Trabalhadores, professores e alunos universitários constroem uma rede de saberes e aprendizados a partir da descoberta de fósseis na Mina Pedras Branca.
Assista ao vídeo! Parte I e Parte II

O caminho de Baurusuchus (7’ 03”)

Da descoberta de uma nova espécie de crocodilo, extinta há 90 milhões de anos, o Baurusuchus salgadoensis, até a montagem da réplica fóssil para a exposição Caminhos do Passado, Mudança no Futuro.
Assista ao vídeo!

No quital do seu Crisogônio (08’)

Um bate papo com seu Crisogônio e dona Ana, que, há alguns anos, buscam água em seu quintal e encontram apenas petróleo.

Professor Tadeu – Uma descoberta (10’ 33”)

Uma conversa com o professor Tadeu, da rede pública de ensino, sobre a descoberta do Baurusuchus salgadoensis; sua contribuição à ciência brasileira e a paixão por novas descobertas.
Assista ao vídeo!

Encontro da Casa da Ciência e Lúmini (28’)

Depoimentos das equipes da Casa da Ciência e da Cia. de Dança Lúmini.

CIÊNCIA NA RUA – Criatividade e Inovação (Versão completa 35’ Versão compacta 10’)

Documenta os Eventos Integrados do Rio de Janeiro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2005, com depoimentos de visitantes e profissionais das instituições participantes. Legendas em Inglês e Espanhol.
Assista ao vídeo! Parte I e Parte II(Versão en português)

Uma oficina de arrepiar! (07’)

Mostra a participação dos visitantes na oficina É de arrepiar, realizada pela Casa da Ciência, na Feira dos Nordestinos, em São Cristóvão, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006. Além das experiências com o Gerador de Van de Graaff, o público participa e se diverte numa oficina de vídeo na qual aprende a manusear uma câmera e fazer entrevistas.
Assista ao vídeo!

Ciência ? + - ? > < = ! ARTE (08’ 40”)

A Casa da Ciência entrevista artistas, cientistas e público para saber a visão de cada um a respeito da relação entre ciência e arte.

É de arrepiar!?! (07’)

A participação da Casa da Ciência no Fórum Mundial de Educação 2006, em Nova Iguaçu, arrepia os cabelos dos visitantes. Esse divertido vídeo mostra as reações e sensações do público ao descobrir, de forma descontraída, princípios da eletrostática através do Gerador de Van de Graaff.

Ciência para Todos (20')

Registro da Expo-Interativa: Ciência para Todos, que apresentou exposições e atividades de estados brasileiros e de outros países, gratuitamente, de 12 a 17 de abril de 2005, no Riocentro, RJ, durante o IV Congresso Mundial de Centros de Ciência. Apresenta imagens e depoimentos de visitantes e de associados participantes do stand da ABCMC – Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Lengendas em Inglês.
Assista ao vídeo! Parte I e Parte II (Versão em português)

Ciência na Rua (versão completa: 36'; versão compacta: 13')

Documenta os Eventos Integrados do Rio de Janeiro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2005, com depoimentos de visitantes e profissionais das instituições participantes.
Assista ao vídeo!

DNA 50 Anos (25')

Este vídeo conta um pouco da história do DNA. Originalmente criado para a exibição durante a exposição DNA50 – descobrindo o segredo da vida, realizada pela Casa da Ciência, o vídeo reconstrói a linha do tempo com os principais marcos da genética, desde 1865, com as descobertas de Mendel, até o projeto Genoma Humano.

Conversa com compositores do G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti (37')

Animado encontro com os compositores do G.R.E.S Paraíso do Tuiuti, com muito samba e bate-papo.

Ciência dá Samba? (17’)

Neste vídeo, você vai conhecer, a partir de depoimentos de pessoas envolvidas neste trabalho, um pouco do que foi a produção do enredo O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível, do G.R.E.S Unidos da Tijuca, em 2004. O vídeo traz imagens do processo de criação e o seu resultado na avenida, que culminou com um grande sucesso de público e o título de vice-campeã concedido à escola de samba. Lengenda em Inglês.
Assista ao vídeo! Parte I e Parte II (Versão em português)

Portinari nos ateliês do samba (21')

Este documentário apresenta o processo de produção do carnaval do G.R.E.S Paraíso do Tuiuti, em 2003, que teve como enredo: Tuiuti desfila o Brasil em telas de Portinari. O vídeo mostra também os conhecimentos que estão por trás da confecção do carnaval.

Chopp científico (10')

O vídeo é um registro do Chopp Científico, atividade que levou um tema científico ao público em um lugar nada acadêmico: um bar na Lapa, centro do Rio. Pesquisadores e professores falaram sobre as propriedades da cerveja e seu processo de produção. O vídeo foi exibido pela primeira vez durante o lançamento do livro Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil, em novembro de 2002.
Assista ao vídeo!

Fé e ciência (9')

O incessante conflito entre ciência e religião é o tema deste povo-fala. A TV Ciência por aí saiu à rua e ao campus da UFRJ, na Praia Vermelha, perguntando sobre questões polêmicas, tais como transgênicos, clonagem e cura através da reza.

Viagem ao SAARA (8')

Neste divertido documentário, um grupo de expedicionários parte para o SAARA em busca de tapetes voadores, camelos e outros bichos. Só que acabam pegando o caminho errado e vão parar num outro SAARA, que não é o deserto e fica bem no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Uma pulga atrás da orelha (18')

Nesta ficção, a curiosa filha do zelador da Casa da Ciência entra no salão de exposições à noite e faz incríveis descobertas. Para isso, conta com a ajuda de plantas falantes e de um cientista de duas cabeças.

Grávido e feliz (6')

Este vídeo apresenta um homem grávido de oito meses que transita pela Central do Brasil. Uma repórter pergunta sobre o assunto às pessoas que passam pelo local, gerando muita confusão. Até onde vai o poder da ciência? Que tipo de argumentos as pessoas usam para falar sobre isso?

Casa da Ciência - que casa é essa? (46')

Para falar da trajetória da Casa da Ciência, o vídeo apresenta os depoimentos da equipe, os projetos, as expectativas, as críticas e toda a emoção que a construção de um trabalho coletivo pode provocar.